segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Rafanelli

Nome completo: Ramón Roque Rafagnelli
Data de nascimento: 05 de março de 1921
Local de nascimento: Santa Fé, Argentina

Ramon Roque Rafagnelli, o Rafanelli, ex-zagueiro argentino revelado pelo River Plate que atuou no Vasco da Gama de 1943 a 1948, morreu no dia 6 de julho de 2001, deixando dois filhos e seis netos, e foi sepultado em Maricá, na Região dos Lagos.

Ele chegou ao Vasco da Gama aos 22 anos e no clube de São Januário conquistou vários títulos, entre eles: Cariocas de 45 e 47 e Sul-Americano de clubes, em 48.

Em 1949, Rafanelli transferiu-se para o Bangu, clube no qual jogou até 1953, ano que foi defender o Palmeiras. No alviverde de Palestra Itália, o beque argentino teve como companhia os grandes Jair da Rosa Pinto, Carlyle, Rodrigues e Waldemar Fiúme.

Antes de morrer, Rafanelli morava na Casa de repousos Docelar, em Niterói-RJ. No seu quartinho não tinha nem uma TV Colorado RQ, em branco e preto.

Fontes: Wikipedia, blog do Milton Neves

sábado, 7 de agosto de 2010

Ita


José Augusto da Silva nasceu em Alfenas em 16 de julho de 1938. Começou a carreira na A.A.Cruz Preta, de sua cidade natal. Aos 21 anos, recebeu uma proposta do Vasco da Gama e deixou o sul de Minas Gerais para vencer no futebol.
Atualmente morando no bairro da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, está aposentado. Vive de rendas e sempre que pode viaja para o município carioca de Guapimirim, onde tem uma casa de campo. É casado há mais de 40 anos com a ex-nadadora do Vasco da Gama e ex-rainha do Carnaval do Rio de Janeiro Walda Vieira da Silva. Tem duas filhas, Carla Valéria da Silva Marinho e Itala Kelly da Silva Simões.

No Vasco, Ita fez parte de grandes times no início dos anos 60. Ficou em São Januário até 1966, transferindo-se depois para o América-RJ, onde atuou até 1968.
Encerrou a carreira no Ceará em 1970.O momento que guarda com mais carinho do futebol aconteceu em 1960, quando estreou com a camisa do Vasco. “Foi em um clássico no Maracanã contra o Botafogo, que havia acabado de recontratar Didi após uma passagem pelo Real Madrid. Vencemos por 2 a 0. Inclusive, nos jornais do dia seguinte, as manchetes eram todas favoráveis a mim, citando que quem havia comparecido ao Maraca para ver Didi, acabou acompanhando mesmo uma grande exibição de Ita".
Bons tempos de um time inesquecível formado por Ita, Paulinho e Bellini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Almir, Delém, Roberto Pinto e Pinga.

Fonte: Milton Neves