domingo, 20 de dezembro de 2009

Excursão ao Nordeste em 1960

No mês de junho de 1960 o Vasco da Gama empreendeu uma excursão ao Nordeste. Sob o comando do técnico Filpo Nunes, os cruzmaltinos estrearam em São Luis no dia 3, derrotando o Moto Clube, campeão maranhense pelo placar de 2x0 no Estádio Nhozinho Santos. Dois dias depois, dia 5, a equipe vascaína abatia, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Ferroviário, pelo placar de 4x0. Observando um cronograma uniforme de viagens, dois dias depois, dia 7, o Vasco enfrenta e derrota o ABC, em natal. O bicampeão potiguar caiu pela contagem de 6x2.

Nesse exaustivo ritmo de jogos em que os cariocas vinham quebrando recordes de arrecadação, dois dias depois, dia 9, o Vasco já estava jogando em Recife contra o Santa Cruz, campeão pernambucano. O clube coral cuidou-se devidamente, preocupado com a progressão aritmética dos gols marcados pelo Vasco, até então. Caiu por 2x0 apenas. No dia 12, já em Maceió, o Vasco prossegue a sua sequência de vitórias, goleando o CBR por 5x0. O próximo destino era Salvador.

Com efeito na noite de 14 de junho de 1960, a invicta e arrasadora equipe carioca enfrentou o Ypiranga na Fonte Nova. A despeito de atacar mais, o Vasco não conseguiu abrir o marcador em razão da resistência da defesa canária. Num contra ataque rápido, o meia Zeca inaugurou o marcador para o Ypiranga no final do primeiro tempo. Na segunda etapa a defesa aurinegra manteve a mesma eficiência, notadamente o goleiro Walter. No último minuto, o ponteiro Pinga, da equipe canária, liquidou com as esperanças cruzmaltinas, marcando o segundo gol. Ypiranga 2x0. Estava reabilitado o Nordeste.
Os quadro formaram assim:
YPIRANGA: Walter (Cardelito), Otávio (Alencar), Zé Oto e Bero; Luciano (Vadu), e Agnelo; Pinga, Zeca, Hamilton (Poroba), Neném e Geraldo.
VASCO DA GAMA: Barbosa, Paulinho (Dario), Belini (Brito) e Coronel; Écio (Barbosinha) e Russo; Sabará, Delém (Pacoti), Pinga, Roberto Pinto e Ronaldo.

Mas no último jogo da excursão, no dia 16 enfrentou o Bahia em Salvador e ganhou por 3x1. Estava encerrada a maratona de jogos pelo Nordeste com apenas uma derrota para a valorosa equipe do Ypiranga de Salvador.
Da Copa do Mundo o Vasco trazia Barbosa (1950), Paulinho e Pinga (1954) e Beline (1958). O novato Brito jogaria em 1966 e em 1970.

Nenhum comentário: