quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Vasco da Gama de 1959


Famoso esquadrão vascaíno de 1958 (o ano da foto estar errado) onde vemos vários jogadores que foram símbolos do clube da colina histórica.

O goleiro Moacir Barbosa ficou marcado pela perda do título da Copa do Mundo de 1950 no Maracanã mas foi várias vezes campeão carioca e do Sul Ameicano de clubes em 1948 no Chile.

O miolo da zaga foi a mas famosa da história do clube. Belini vindo de São Paulo e Orlando Peçanha dos juvenis foram campeões carioca de 1958 e da Copa do Mundo da Suécia no mesmo
ano. Depois Orlando foi para o Boca Juniors e Belini para o São Paulo onde foi novamente campeão Mundial no Chile em 1962. O lateral Ortunho, gaúcho de nascimento, depois de 3 anos no clube retornou ao futebol dos pampas onde foi várias vezes campeão estadual pelo Grêmio de Porto Alegre.

O ponta direita Sabará, trocado por vários jogadores da Ponte Preta em 1952, ficou 12 anos em São Januário onde foi Campeão carioca em 1952,1956,1958, do Torneio Rio-São Paulo em 1958 e de vários outros torneios.Já em final de carreira jogou na Portuguesa carioca.
O atacante pernambucano Almir, oriundo do Spor Recife foi um dos melhores jogadores do time e também muito polêmico. Transferiu-se para o Corinthians e depois rodou por vários clubes e envolveu-se numa briga generalizada na final do Campeonato carioca de 1966 quando defendia o Flamengo. Morreu assassinado em Copacabana algum tempo depois.

No ataque também despontavam o meia Rubens revelado pelo futebol paulista e um jogador já consagrado quando chegou ao clube oriundo do rival Flamengo onde fora tri-campeão estadual em 1953,1954 e 1955; o centro avante Vavá também vindo do Sport Recife e bicampeão mundial pela seleção em 1958 e 1962 e depois passou ao Palmeiras e Pinga, genial jogador que veio da Portuguesa de Desportos onde foi e seu maior artilheiro e umas das figuras mais queridas do time. No Vasco da Gama foi campeão carioca em 1956 e 1958, do Torneio Rio-Sãp Paulo de 1958.
Enfim um grande esquadrão e praticamente se encerrava aí uma das fases mais gloriosas do Vasco da Gama pois, a decada de 60 não foi muito generosa em questão de conquistas.

Fonte: www.albumdocrvascodagama.blogspot.com

2 comentários:

Mauro Prais disse...

Ola' Jorge,

Essa foto apareceu no site do Milton Neves com o ano 1959 estampado. Porem esta' errado. O Vava' foi vendido para o Atletico de Madrid em 1958, pouco depois da Copa do Mundo. Na verdade, a foto e' do jogo Vasco 3x1 Bangu, em 20/7/1958. Cuidado com o site do Milton Neves, esta' cheio de erros. Coisa de quem so' entende de futebol do interiorrr.

Abracos,

Mauro Prais

Jorge Henriques disse...

Amigo Mauro
Você estar certo. A foto realmente corresponde ao jogo com o Bangu.Foi o 1º jogo do estadual no qual o Vasco foi campeão.
O lateral Ortunho só jogou os 3 primeiros jogos e depois foi jogar no Grêmio onde fez brilhante carreira ( se eu estiver errado, me corrija).
Abraços