terça-feira, 24 de março de 2009

Andrada

Crédito: www.netvasco.com.br

Edgardo Norberto Andrada é considerado por muitos o melhor goleiro da história do Clube e certamente um dos estrangeiros que obtiveram maior sucesso envergando a camisa cruzmaltina. Andrada se destacou na carreira por fazer defesas fantásticas. Mas, certamente, a bola que ele mais quis agarrar foi a do pênalti cobrado por Pelé, em 19 de novembro de 1969, no gol à esquerda da Tribuna de Honra do Maracanã. Andrada ainda tocou na bola; porém, não conseguiu evitar o milésimo gol do Rei do Futebol. O gol acabou marcando a carreira dos dois jogadores.

Assim que a bola estufou as redes, jornalistas invadiram o gramado para entrevistar e comemorar com Pelé, enquanto Andrada socava o chão por não ter evitado que seu nome ficasse para sempre na história do futebol mundial. Apesar do estigma, deu muitas alegrias à torcida vascaína, tendo conquistado o título estadual de 1970 (após doze anos de jejum) e o primeiro título nacional de um clube carioca em 1974.

Sua identificação com o clube da Colina transcendeu as quatro linhas. Em 1998, quando o Vasco esteve em Buenos Aires disputando a semifinal da Taça Libertadores da América, contra o River Plate, Andrada passou importantes informações sobre o "inimigo" à comissão técnica vascaína. Algumas semanas atrás, em entrevista à Rádio Tupi, o ex-goleiro contou que há uma bandeira vascaína permanentemente hasteada em sua residência, em Buenos Aires.

Revelado pelo Rosário Central, Andrada começou sua vida esportiva jogando basquete (chegou a defender o San Lorenzo) e somente aos 19 anos despertou para o futebol. Não era muito alto e tinha um corpo franzino. Por conta disso, precisava estar sempre atento às bolas altas, nas quais corria o risco de ser trucidado pelos centroavantes grandalhões. Por baixo, no entanto, usava a agilidade e a força das pernas para obter uma elasticidade impressionante, o que lhe valia defesas, por vezes, inacreditáveis.

Ficha
Nome Completo: Edgardo Norberto Andrada
Posição: Goleiro
Data de Nascimento: 02/01/1939
Nacionalidade: Argentina
Local de Nascimento: Rosário (ARG)
Altura: 1,78m
Peso: 72kg
Primeiro Jogo: Rosário Central x Racing de Avellaneda, em 1960
Chuteira: 41

Clubes
Rosário Central: 1960 - 1969
Vasco da Gama: 1969 - 1975
Vitória: 1976 - 1976
Colón: 1977 - 1982
Rosário Central: 1983 - 1983

Títulos
Campeonato Carioca - 1970 - Vasco da Gama
Campeonato Brasileiro - 1974 - Vasco da Gama

Nenhum comentário: