sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Jair Rosa Pinto

Jair da Rosa Pinto

Ele era o craque de Barra Mansa e trabalhava no Frigorífico, enquanto seu irmão, Orlando, era o titular da ponta esquerda Vasco da Gama. E bastava isso para Jair não sair de São Januário. Gostava de ficar ao lado daqueles ídolos e sonhar em jogar ao lado deles, algum dia. O problema é que Jair tinha 15 anos e pesava 50 quilos. E ele foi ficando em casa até que veio a oportunidade para jogar no Madureira. Disputou o campeonato carioca de 1938 e surgiu, juntamente com Lélé e Isaias, as grandes figuras do Madureira. Antes, foi campeão do torneio inicio, disputando a final com o Flamengo. Era sua primeira e grande emoção no futebol. Jair teve uma carreira de profissional muita longa. Jogou 17 anos. Começou em 1938 no Madureira e jogou sua ultima partida, no maracanã, atuando pelo São Paulo contra o Flamengo em 1962. Estava com 42 anos de idade.

Depois do grande sucesso do trio do Madureira - Lélé Isaias e Jair – o Vasco da Gama terminou contratando os três. Ficou quatro anos em São Januário. E foi jogando pelo Vasco que vestiu também a camisa da seleção carioca e brasileira. Em 1947 se transferiu para o Flamengo. Até 1949 tudo ia muito bem. Num jogo contra o Vasco da Gama em São Januário, o Flamengo perdeu de 5x2 e certos diretores o culparam pela derrota. Queimaram sua camisa nos vestiários e Jair foi para o Palmeiras. Jogando pelo clube paulista disputou a Copa do Mundo de 1950. Em 1956 foi para o Santos e formou em um dos maiores ataques da história do clube da Vila Belmiro: Dorval. Jair. Pagão. Pelé e Pepe. Em 1962 saiu para o São Paulo onde encerrou sua carreira como jogador profissional. Iniciou sua curta carreira como treinador no próprio São Paulo. Depois treinou Juventus, Ponte Preta, Vitória, Olaria, Santos, Madureira, Palmeiras e Guarani. Em todos não passou de seis meses. Como não dava certo, encerrou também sua carreira como técnico.

Apesar da imprensa sempre chamar “Jájá de Barra Mansa”, Jair é da cidade de Quatis e nasceu no dia 21 de março de 1921. Foi campeão carioca pelo Vasco em 1945. Paulista pelo Palmeiras em 1950 e também campeão da I Copa Rio. Foi campeão paulista pelo Santos em 1956. Vestiu a camisa da seleção brasileira pela primeira vez em 1940 perdendo para a Argentina por 6x1. Jair fez o gol brasileiro. Foi campeão sul-americano em 1949. Vice campeão do mundo em 1950. Nos anos quarenta formou no melhor ataque da seleção brasileira de todos os tempos: Tesourinha. Zizinho. Heleno. Jair e Ademir. Jair com suas pernas finas jogava um futebol de alto gabarito. Tinha uma verdadeira bomba na perna esquerda. Era o melhor cobrador de faltas na sua época. Chute forte e com efeito. No meio campo procurava sempre aproxima e reduzir os espaços em campo para evitar o desgaste com corridas desnecessária.

Fonte: http://www.museudosesportes.com.br/

Nenhum comentário: