sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Copa Ouro

No dia 21 de junho de 1987, um Vasco recheado de craques conquistava a Copa de Ouro (Los Angeles Gold Cup), torneio amistoso disputado em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, após uma vitória por 2 a 1 sobre o Rosário Central, da Argentina.

Relembrar a escalação do Vasco de 1987 pode levar os vascaínos mais nostálgicos às lágrimas. No gol, Acácio, que seria convocado para a Copa do Mundo de 1990; os laterais eram Paulo Roberto e Pedrinho, ambos com passagem pela Seleção Brasileira; Na zaga, Donato, que, mais tarde, naturalizado espanhol, chegaria à seleção nacional daquele país; do meio pra frente, os campeões mundiais Sub-20 Dunga (futuro capitão do Tetra), Geovani e Mauricinho, o craque ex-rubro-negro Tita, o ídolo Roberto Dinamite e um jovem atacante de nome Romário, que deixaria os EUA após a primeira partida para se juntar à Seleção Brasileira. A equipe contava ainda com o futuro campeão mundial Mazinho, que não disputou a Copa de Ouro. O técnico era Joel Santana, que deixou o Vasco logo após a conquista cedendo lugar a Sebastião Lazaroni.

Com esse timaço, o Vasco conquistou a Taça Guanabara e, já classificado para o turno final do Campeonato Estadual, pôde se dedicar a faturar com amistosos sem a obrigação de conquistar a Taça Rio. E foi com essa mentalidade que a delegação vascaína embarcou para os Estados Unidos para participar da Copa de Ouro, um torneio que também contava com a participação de Rosário Central (campeão argentino da temporada 1986/1987), Dundee United (3º colocado no campeonato escocês da temporada 1986/1987), Roma (vice-campeão italiano 1985/1986 e 7º colocado em 1986/1987), Guadalajara (campeão mexicano de 1987) e América do México (que se sagraria campeão mexicano em 1988). Todos os jogos seriam disputados no Estádio Coliseu, em Los Angeles, na Califórnia, palco da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos realizados três anos antes.

A estréia vascaína, em 11 de junho, não poderia ter sido melhor: 5 a 0 contra o América do México, num jogo em que brilharam Dunga e Tita, com dois gols cada um. Geovani completou o placar. Após essa partida, o elenco vascaíno se deu ao luxo de viajar 4 mil quilômetros e enfrentar uma mudança de três horas de fuso horário até Newark, estado de New Jersey, costa leste dos EUA, para, no dia 14 de junho, enfrentar o Benfica, campeão português da temporada 1986/1987, em jogo único, pela Copa TAP (sigla de Transportes Aéreos Portugueses, a empresa promotora da competição). Resultado: Vasco 3 a 0, gols de Vivinho, Mauricinho e Tita.

Com mais um troféu no bolso, a delegação vascaína encarou mais seis horas de vôo de volta a Los Angeles para continuar a disputa da Copa de Ouro. Em 17 de junho, um empate sem gols com o Roma garantiu ao já classificado Vasco a primeira posição no Grupo A. A semifinal contra o Guadalajara, segundo colocado do Grupo B, foi para quem tinha nervos de aço: o Clube da Colina começou perdendo e só empatou aos 44 minutos do segundo tempo graças a um gol do zagueiro Fernando. A vitória nos pênaltis por 4 a 3 garantiu o Vasco na decisão.

A final, marcada para 21 de junho, seria no melhor estilo da velha rivalidade Brasil x Argentina: de um lado, o Vasco; do outro, o Rosário Central. Vivinho pôs o Clube da Colina na frente logo aos 15 minutos de jogo. Na segunda etapa, Escudero empatou para o Rosário Central aos 19 e, um minuto depois, Geovani fez o gol do título vascaíno. A "Copa de Oro" repousa, hoje, na Sala de Troféus de São Januário. (Ver foto abaixo.)

O ano de 1987 entraria para a história do Vasco, entre outros motivos, por ser o de maior número de conquistas do futebol profissional: seis (Taça Guanabara, Taça Cidade de Juiz de Fora, Copa TAP, Copa de Ouro, Campeonato Estadual e Torneio Ramón de Carranza). Esse recorde seria igualado em 1993 mas jamais superado.
Curiosamente, três dos quatro adversários do Vasco rumo ao título da Copa de Ouro cruzariam novamente o caminho cruzmaltino em duas jornadas vitoriosas na virada do século. Na primeira fase da Copa Libertadores 1998, o Vasco enfrentaria o América (1 a 1 no México e no Rio) e o "Chivas" Guadalajara (derrota por 1 a 0 no México e vitória por 2 a 0 no Rio). E, nas quartas-de-final da Copa Mercosul de 2000, o Clube da Colina teria pela frente o Rosário Central (vitória no Rio por 1 a 0, derrota na Argentina pelo mesmo placar e classificação após vencer nos pênaltis por 5 a 4).

Súmulas

VASCO DA GAMA 5 X 0 AMÉRICA-MEX
Competição: Copa de Ouro - 1ª Fase
Data: 11/06/1987 (5ª-feira)
Estádio: Coliseu, em Los Angeles, California (EUA)
Gols: Dunga (VAS) (2' 1ºT), Geovani (VAS) (44' 1ºT), Tita (VAS) (27' 2ºT), Tita (VAS) (29' 2ºT) e Dunga (VAS) (45' 2ºT).
VASCO: Acácio, Paulo Roberto, Morôni, Donato, Pedrinho, Dunga, Geovani, Tita, Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário. Técnico: Joel Santana.

VASCO DA GAMA 0 X 0 ROMA-ITA
Competição: Copa de Ouro - 1ª Fase
Data: 17/06/1987 (4ª-feira)
Estádio: Coliseu, em Los Angeles, California (EUA)
Árbitro: José Castro Uchoa (México)
VASCO: Acácio, Paulo Roberto, Morôni, Donato, Pedrinho, Henrique, Geovani, Tita, Mauricinho, Vivinho e Luís Carlos. Técnico: Joel Santana.

VASCO DA GAMA 1 X 1 GUADALAJARA-MEX
Competição: Copa de Ouro - Semifinal
Data: 20/06/1987 (sábado)
Público: 30.000
Estádio: Coliseu, em Los Angeles, California (EUA)
Gols: Raul Cervin (GUA) (35' 1ºT), Fernando (VAS) (44' 2ºT).
VASCO: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Morôni (Fernando), Pedrinho, Henrique (Josenilton), Geovani (Luís Carlos), Tita, Mauricinho, Roberto Dinamite e Vivinho. Técnico: Joel Santana.
Pênaltis: Vasco da Gama 4 x 3 Guadalajara.

VASCO DA GAMA 2 X 1 ROSÁRIO CENTRAL-ARG
Competição: Copa de Ouro - Final
Data: 21/06/1987 (domingo)
Estádio: Coliseu, em Los Angeles, California (EUA)
Árbitro: José Castro Uchoa (México)
Gols: Vivinho (VAS) (15' 1ºT), Escudero (ROS) (19' 2ºT), Geovani (VAS) (20' 2ºT).
VASCO: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Morôni, Pedrinho, Henrique, Geovani, Tita, Vivinho, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Técnico: Joel Santana.

Um comentário:

lucaslyra disse...

Tenho alguns vídeos desses jogos, infelizmente só não tenho a final.