terça-feira, 16 de dezembro de 2008

1º Jogo Internacional do Vasco da Gama

No dia 02 de dezembro de 1923, o Club de Regatas Vasco da Gama disputava sua primeira partida contra uma equipe estrangeira. Não foi com a pompa que aquela equipe merecia. Afinal de contas, estreando na elite do futebol carioca naquele ano, o time Camisa Preta surpreendentemente atropelou todos os seus adversários, bem mais famosos que aquele time novato, recém-formado por humildes mestiços, e se atreveu a levantar a taça de modo inquestionável, tornando-se campeão antecipadamente.

Os adversário foi o uruguaio Universal Futebol Clube, equipe de porte médio que nos anos 10 do século passado algumas vezes incomodou os conhecidos rivais de Montevidéu, Peñarol e Nacional. E o jogo seria apenas uma preliminar contra os reservas do clube oriental, que teve de ser reforçado por alguns atletas do Bonsucesso (Mathias, Eurico, Affonso e Lúcio) já que os titulares fariam a partida principal daquela tarde contra um combinado de jogadores do Paulistano (tradicional agremiação que dominou o cenário futebolístico de São Paulo na época do amadorismo) e do Flamengo.

O Vasco também não utilizou sua força máxima: apenas três titulares do grupo campeão participaram do embate: Mingote, Arthur e Pires. Adão Antônio Brandão, autor do primeiro gol vascaíno em uma partida oficial, sete anos antes, e já “aposentado”, atuou pela última vez com o uniforme cruzmaltino nesse dia.

O "match" foi disputado no estádio do Fluminense, nas Laranjeiras, que recebeu uma enorme platéia. Russo marcou o gol do Vasco e Bruno fez o tento dos gringos. No final, 1 a 1 no placar. O jogo de fundo terminou com a vitória dos titulares do Universal sobre o Combinado Flamengo/Paulistano por 3 a 0.

FICHA TÉCNICA:

VASCO DA GAMA (RJ) 1 X 1 UNIVERSAL (URU)
Data: 02/12/1923
Amistoso Internacional
Local: Estádio das Laranjeiras (Rio de Janeiro)
Árbitro: Braz de Oliveira, o Bahica (sócio do Carioca)
Gols: Russo (VAS) e Bruno (UNI).
VASCO da GAMA: Amaral, Mingote e Hespanhol; Arthur, Floriano e Miranda; Adão, Russo, Pires, Badú e Godoy.
UNIVERSAL: Vidal, Miñol e Caldas; Mathias*, Eurico* e Galbo; Affonso*, Bruno, Scarone, Maldonado e Lúcio*.

Observações: Jogo de despedida de Adão Antônio Brandão pelo Vasco. O Universal-URU foi reforçado por 4 jogadores do Bonsucesso (assinalados com um asterisco). No jogo de fundo, a equipe principal do time uruguaio venceu por 3 a 0 o combinado Flamengo/Paulistano.

Agradecimento a Alexandre Mesquita.

Fonte: www.netvasco.com.br

Nenhum comentário: