segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Vascaíno por 1 dia

Zizinho e Ademir Menezes

Zizinho

Poucas amizades no futebol foram tão duradouras e sólidas como a que mantiveram Zizinho e Ademir, embora somente tivessem jogado juntos em seleções e, no campo, tivessem carregado a grande rivalidade Flamengo x Vasco. Mesmo depois que Zizinho transferiu-se para o Bangu, em 1950, a torcida vascaína continuou não nutrindo por ele a menor simpatia. Mas houve uma exceção. Certa vez, dois times argentinos, o Independiente e o Racing, vieram participar de um torneio quadrangular no Maracanã (Torneio do Atlântico), juntamente com o Vasco e o Flamengo. Terminava o ano de 1955 e o Vasco resolveu reunir a famosa dupla. O Bangu cedeu Zizinho por empréstimo e aconteceu o que parecia impossível: Mestre Ziza vestido de vascaíno, junto com "meu irmãozinho Ademir".
Zizinho foi, assim, vascaíno não somente por um dia, mas sim dois. O Vasco perdeu a primeira partida para o Independiente e venceu o Racing na disputa do terceiro lugar. O Flamengo foi o campeão do torneio. Eis as súmulas das partidas do Vasco:

Vasco 1 x 4 Club Atletico Independiente (Argentina)
Data: 27/12/1955
Local: Maracanã
Juiz: Harry Davis
Auxiliares: Anver Bilate e Pedro Vilas Boas
Gol do Vasco: Pedro Bala
Vasco: Hélio, Dario e Coronel; Mirim (Laerte), Orlando e Beto; Pedro Bala, Zizinho, Ademir (Vavá), Pinga (Alvinho) e Parodi (Wilson).
Expulsão: Parodi, no 2º tempo

Vasco 3 x 2 Racing Club (Argentina)
Data: 30/12/1955
Local: Maracanã
Juiz: Charles Williams
Auxiliares: Lino Teixeira e Cícero Pereira Júnior
Gols do Vasco: Pedro Bala, Vavá e Pinga
Vasco: Hélio, Paulinho e Dario; Mirim, Orlando (Laerte) e Beto; Pedro Bala, Zizinho, Vavá, Pinga e Wilson (Ademir).

Vale a pena recordar que tempos depois, já como ténico, Zizinho trabalharia no Vasco em duas oportunidades, 1967 e 1972. Em ambas, a equipe não realizou boa campanha e ele durou poucos meses no cargo.

Nenhum comentário: