quinta-feira, 5 de junho de 2008

História

Time do Vasco em 16/01/1938, na estréia de sua camisa branca.
Em pé: Poroto, Rey, Zé Luiz, Calocero, Rapha e Zarzur
Agachados: Lindo, Alfredo, Niginho, Feitiço e Luna.
Estréia da camisa branca


No dia 16 de janeiro de 1938 o Vasco estreava sua camisa branca com a faixa diagonal preta. Foi num jogo contra o Bonsucesso, em São Januário, válido ainda pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 1937. O uniforme novo deu sorte: o Vasco goleou por 4 a 1, com gols de Niginho (2), Lindo e Luna. O time que foi a campo nesta partida histórica foi o seguinte: Rey, Poroto e Zé Luiz (Itália); Rapha, Zarzur e Calocero; Lindo, Alfredo I, Niginho, Feitiço e Luna.
O fato do Vasco ter estreado sua camisa branca em 1938 derruba o mito de que ela teria sido adotada por sugestão do treinador uruguaio Ondino Viera, que só chegou a São Januário em 1942. Mas a história reservaria a Viera uma glória ainda mais importante: a de ter montado o Expresso da Vitória, o fabuloso time do Vasco dos anos 40 que ganhou diversos títulos e acabou popularizando o novo uniforme.

A veracidade de outra informação muito freqüentemente veiculada, a de que a camisa branca do Vasco teria sido inspirada na do River Plate, também carece de comprovação, embora não possa ser totalmente refutada. Isso porque o clube portenho já utilizava uma camisa branca com faixa diagonal vermelha desde 1901, ano de sua fundação, e o Vasco tinha nos anos 30 vários jogadores argentinos em seu elenco. Por outro lado, o próprio o Vasco já fazia uso, desde 1902, em suas disputas de remo, de uma camisa preta com uma faixa diagonal branca, praticamente um "negativo" do uniforme que estrearia em 1938.

Fonte:www.netvasco.com.br

Um comentário:

Diego Louzada disse...

Vivendo e aprendendo, bom conhecer mais essa passagem de nossa gloriosa história.
Vou add nos links lá do Sou-Vascaíno.
Abração!