quinta-feira, 26 de junho de 2008

Gentil Cardoso

Vasco da Gama

Campeão Carioca de 1952
Nascido no Recife em 05 de julho de 1906 e falecido no Rio de Janeiro em 08 de setembro de 1970, Gentil Alves Cardoso foi um conceituado e folclórico treinador de futebol. Suas frases de efeito correram o Brasil e ganharam fama, fazendo dele um símbolo do vernáculo futebolístico. Algumas são lembradas até hoje como ‘quem se desloca recebe, quem pede tem preferência’, ‘o craque trata a bola de você, não de excelência’, ‘vai dar zebra’ e ‘só me chamam pra enterro, ninguém me convida pra comer bolo de noiva’, referência ao fato de muitas vezes ter sido lembrado para dirigir times em momentos de turbulência. Nos treinamentos, era comum se utilizar de megafone para falar com os atletas.

Engraxate, garçom, padeiro e militar, Gentil treinou todos os times grandes cariocas: América, Bangu, Flamengo, Vasco da gama, Botafogo e Fluminense. Também comandou Ponte Preta, Corinthians, Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de 1959, Sport, Santa Cruz e Náutico. Em Pernambuco, por sinal, ganhou o título estadual pelos três grandes de Recife. Foi o primeiro profissional a comandar Garrincha no Botafogo.

A contratação do mítico ponta botafoguense rendeu uma história curiosa. No dia em o anjo de pernas tortas realizou seu primeiro treino no clube, Gentil não compareceu a General Severiano. Quem comandou a prática foi o filho do treinador, Newton, que não tinha poder para oficializar a negociação. Mas, para sorte dos botafoguenses, o treinador apareceu no vestiário quando os jogadores já estavam trocados. Diante da insistência de Nilton Santos, que tomou um vareio de Garrincha do treino, voltaram para o campo para que Mané fosse avaliado novamente. Depois de entortar a todos, o ponta foi contratado imediatamante com o aval de Gentil.

O time do Vasco da Gama campeão carioca de 1952, tinha vários jogadores com o peito coberto de medalhas conquistadas em anos anteriores. Barbosa. Augusto. Danilo. Ademir. Maneca. Chico e Eli, eram sobreviventes do mundial de 1950. Mas havia ainda o experiente Jorge e o talentoso Ipojucan para reforçar o time vascaino. A rigor, tinha dois novatos. O zagueiro Haroldo e o atacante Edmur.
Para que se tenha uma idéia da dureza do campeonato carioca daquela época, a campanha teve 20 jogos disputados. O Vasco perdeu apenas um jogo e empatou dois. Venceu 17 partidas. O técnico dessa formidável equipe era o conhecido treinador Gentil Cardoso. Os vascainos terminaram o campeonato com seis pontos de vantagem sobre o vice campeão.
Gentil Cardoso, técnico eternamente discutido enquanto viveu, não escaparia de acrescentar mais um fato folclórico à sua carreira. Percebendo que a diretoria do Vasco já estava apalavrado com o treinador Flávio Costa, apesar da grande campanha do clube, foi aos jornais e revelou o que chamava de trama para derrubá-lo. Convencido de que fizera uma manobra acertada do ponto de vista político, a torcida ficou revoltada com a possibilidade de sua saída. Gentil estava feliz no dia da última partida o campeonato, em São Januário. Faixa de campeão no peito, carregado pelos torcedores, ele não se conteve e disse aos repórteres que estavam acompanhando a festa no gramado: O velho Gentil está com às massas. E quem está com às massas está com Deus...

Gentil poderia estar com às massas, poque a torcida gostava dele. Certamente também estava com Deus, porque era um homem de bom coração. Mas, na segunda feira, bem cedinho, Gentil estava no olho da rua, despedido pelo diretoria vascaina.

http://pitacosdobodaum.zip.net/



http://desenvolvimento.miltonneves.com.br/

Um comentário:

Mário Tabosa disse...

treinador do Paysandú e campeão paraense 1962 e 1963 metade do campeonato.