sexta-feira, 30 de maio de 2008

Gilberto


Para quem tem menos de 20 anos, ver o São Bento na Série A-1 do Campeonato Paulista a partir de 2006 será uma novidade. Mas o que muita gente não sabe é que o time sorocabano foi um dos mais temidos do interior paulista nos anos 80. Fruto da contribuição do lateral Gilberto.

Nascido em 1960, no Rio de Janeiro, o carioca Gilberto de Souza Coroa chegou em 1977 nos juniores do Vasco. No clube de São Januário, logo chamou a atenção pela facilidade em jogar tanto na lateral-direita, quanto na esquerda.

Comandado por Antônio Lopes e ao lado de jogadores como o goleiro Acácio, o lateral Pedrinho e o atacante Roberto Dinamite, Gilberto ajudou o Vasco a conquistar o título carioca de 1982.
No ano seguinte, Gilberto foi para Sorocaba, emprestado ao São Bento para a disputa do Campeonato Paulista. E lá, caiu nas graças da torcida. “Cheguei com o Campeonato Paulista andando. O time estava ameaçado de rebaixamento, mas nos unimos e conseguimos levar o São Bento até a fase final da competição”, afirmou Gilberto, que ainda acabou sendo considerado um dos melhores laterais da competição.

O bom campeonato lhe valeu uma transferência em 1984 para o Guarani, onde se encontrou com alguns das jovens revelações, que levariam o Bugre ao vice-campeonato brasileiro de 1986 e 1987, como Evair, Marco Antônio Boiadeiro e João Paulo. “Eles eram muito moleques, mas logo dava pra ver que eles iriam muito longe. Era gostoso jogar com eles”, relembra Gilberto.

Depois disso, o lateral ainda voltou para o Rio de Janeiro, para defender o Botafogo e de lá, foi para Santa Catarina, onde ainda atuou por Joinville, Figueirense e Juventus de Jaraguá do Sul, onde encerrou a carreira em 1993.

Colhendo talentos no subúrbio carioca

Encerrada a carreira, Gilberto foi para onde tudo começou: o Vasco, onde foi técnico do infantil e do juvenil. De lá, o lateral foi para o Madureira-RJ, onde é atualmente técnico dos juniores do Tricolor Suburbano e auxiliar-técnico de Renato Trindade no time principal que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.

Desempenho com a camisa do Vasco

Jogos: 23
Vitórias: 13
Empates: 4
Derrotas: 6
Gols: 1

Estréia: 04/02/1981 - Amistoso - Colatina-ES 1 x 4 Vasco
1º jogo oficial: 12/07/1981 - Estadual - Bangu 1 x 3 Vasco
1º gol: 09/07/1981 - Amistoso - São Bento-SP 2 x 2 Vasco
Último jogo: 26/05/1983 - Amistoso - Curitiba-PR 0 x 1 Vasco

Fonte: Futebol Interior, NETVASCO

Nenhum comentário: